febrero 10, 2011

Projetos Sociais e Ambientais: O Isseamazon e sua ações para e na sociedade

 O ISSEAMAZON

O INSTITUTO SENTINELAS SÓCIO-ECOAMBIENTAIS DA AMAZÔNIA – ISSEAMAZON é uma Entidade Civil de caráter Sócio-Ecoambientalista, Educacional, Pesquisa, Ciência e Extensão, de Direito Privado, fundamentada na Lei 9.970/1999 e 8.742, de 07/12/1993, captadora, gerenciadora e aplicadora de recursos financeiros e humanos, com jurisdição e amplitude municipal, estadual e nacional, sem fins lucrativos, com Foro no Município de Ananindeua, que por meio da execução direta e indiretamente de projetos, programas ou planos de ações, prestação de serviços diretos ou intermediários de assessoria e consultorias a outras organizações não governamentais e a órgãos do setor governamental, público ou privado que atuam em áreas afins, o qual no desenvolvimento de suas atividades observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, não fará qualquer discriminação de cor, etnia, gênero ou religião.


PÚBLICO ALVO-BENEFICIÁRIO DAS AÇÕES

Ø  Agricultores; Pescadores(as); Indígenas.
Ø  Crianças; Adolescentes, Jovens, Adultos.
Ø  Comunidades Quilombolas; Comunidades Ribeirinhas.
Ø  Colônia, Associações e Sindicatos de Pescadores.
Ø  Associações de moradores.
Ø  Outras entidades (ONGs) e pessoas interessadas em participar e se beneficiar das ações do Instituto.

 ORGANIZAÇÃO PROMOTORA
ISSEAMAZON
Conselho Diretor
Afonso Pinheiro
Diretor-Presidente
Coord. Geral de Planos, Programas e Projetos

Nilson L. Nunes
Diretor-Financeiro e Patrimonial

José Carlos D. Barbosa
Diretor Administrativo e Logístico

José Ribamar
Diretor de Gestão Ambiental, Ecoturismo e Agronegócios

·
Coordenador Geral Executivo de TIC e Projetos    


 
     APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO


Fruto de um grupo de jovens carentes do Município de Ananindeua-PA, precisamente, no bairro do Coqueiro, Conj. Cidade Nova IV, onde se deu um dos primeiros passos na construção da atual organização, passando de uma simples ação voluntária, com as denominações de: Força Jovem e Comando Garra – 1992; Equipe Socorristas Cobra-1995-1997; Como projeto oficial: Associação de Socorristas Amb-Ecológico da Amazônia-ASAEAM-2001-2006; até atualmente como Instituto (2007, 2010..).
Os principais jovens fundadores (Jairo Sousa; Jackson L. Canavieira; Marco A. S. Corrêa, e irmãos; Henrique Glecios; Jefferson Sousa; João Messias e Renato Guilherme: in memorian; Sidney Martins, Iranildo A. das Chagas) e outros que contribuíram para a construção e realização dos objetivos sociais coletivo buscavam dar suas contribuições à sociedade por meio de ações sociais e ambientais com atividades educativas, disciplinas e de forma voluntária às crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social nos bairros do Município, com práticas de escotismo, educação cívica, primeiros socorros, educação física, pratica de esporte e dentre outras atividades sociais. Sendo que em 1996-1997, as atividades daquele grupo/equipe atingiram cerca de 700 participantes dentre crianças e adolescentes carentes em várias escolas de Ananindeua, segundo  os fundadores, tudo de forma voluntária e auto-sustentável.
Em julho de 1997 o trabalho foi interrompido por falta de apoio e desmotivação, além da perda de um dos principais integrantes do grupo/projeto. O trabalho só foi retomado a partir de janeiro de 1998, fortalecido em julho de 2001, por iniciativa de um ex-aluno (Afonso Pinheiro) participante inicial do projeto de julho de 96 – juntamente com Jefferson Sousa, um dos ex-coordenadores – o qual cobrava e reivindicava a retomada do importante trabalho. Onde o mesmo buscou organizar e resgatar algumas atividades desenvolvidas anteriormente, dando o 1º passo para a estruturação e formalização de uma associação, com denominação de “Associação de Socorristas Amb-Ecológicos da Amazônia-ASAEAM”, chegando até atualmente como instituto.
Hoje com outros novos membros, e uns daquela época, dando continuidade às ações socioambientais dentro de um novo cenário político-econômico, social e ambiental da nova (século) era da tecnologia e informação, o Instituto vem desenvolvendo suas ações sem esquecer as bases e princípios que os levaram e direcionam até hoje, e até o a manhã: a prática do bem, o respeito à vida, ao meio ambiente, e ao próximo.
Afonso Pinheiro

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Principal Objetivo Geral: desenvolvimento humano sustentável, educativo e informativo, apoio para atividade da pesca artesanal, o extrativismo, piscicultura e aqüicultura, democratização e socialização do conhecimento, dignidade e apoio de melhoria da moradia urbana e rural, a prática da ética, da paz, do voluntariado, os Direitos Humanos, o refutamento ao ecofacismo e outros de natureza congêneres, demais valores universais.

Principal Objetivo Específico:
·     Promover ações de defesa, monitoramento, controle e gestão ambiental dos recursos naturais: pesca, extrativismo, piscicultura, aqüicultura, bem como a educação, capacitação e profissionalização de jovens e adultos, articular e executar estas, e outras políticas de moradia (habitação) e direitos sociais.


ATUAÇÃO INSTITUCIONAL NO ESTADO/PAÍS

O Isseamazon enquanto organização de atuação em âmbito nacional está presente por meio de seus Núcleos/Escritórios Executivos Socioambintais no Estado (PA) e em outro Estado do País, os quais, a saber:

ISSEAMAZON-CENTRAL SEDE (Ananindeua-PA)
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Santa Cruz  do Ararí-Marajó-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Belém-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Marituba-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Santa Bárbara-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Benevides-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Ulianopólis-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Viseu-PA.
·         Núcleo Executivo ISSEAMAZON – Candido Mendes-MA.



  PRINCIPAIS AÇÕES, ATIVIDADES E BENEFICIOS  DO INVESTIMENTO    SOCIOAMBIENTAIS DESENVOLVIDOS:

·    Programa de Inclusão Digital: Amazônia Rio-Digital Sat (Afonso Pinheiro: Coordenador Geral Executivo do Programa):
  • Centro/Telecentro de Inclusão Digital: Arco do Lago-GDPA (Santa Cruz do Ararí-Marajó-PA).
  • Centro/Telecentro de Inclusão Digital: Esperança Ananin (Ananindeua-PA). Com mais 5.000 beneficiário atendidos de março/2005 a maio/2008.
  •   Centro/Telecentro de Inclusão Digital: Menino Deus
  • (Marituba-PA).
  • Centro/Telecentro de Inclusão Digital: Juventura (Santa Bárbara-PA).
  • Centro/Telecentro de Inclusão Digital: Ulianopólis (Ulianopólis-PA).



  •  Projeto SisGEP.Br – Programa de Modernização Gerencial de Entidades Associativas de Pescadores do Brasil:
Objetivo: visa modernizar, resgatar, valorizar, fortalecer, consolidar e organizar gerencial, institucional, social, financeira e economicamente as entidades associativas de pescadores do Brasil, inicialmente as do PA/AP/MA.

  • Curso Profissionalizante - MECÂNICA DE MOTOCICLETAS: 45 alunos participantes e 25 formados, em parceria com o SENAI.

  •  Projeto ARCO DO LAGO: Grupo de Defesa, Controle, Fiscalização, Monitoramento, Preservação e Gestão Ambiental do Lago Ararí-Marajó-PA.

  • OFICINA SOCIAL MOVEL DE FORMAÇÃO DE MECÂNICOS DE MOTOCICLETAS: Curso Profissionalizante de Mecânicos de Motocicletas. (ISSEAMAZON).